Páginas

É necessário que ele cresça e que eu diminua. (João 3:30)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Esperando em Deus: Sara.

A PAZ, virtuosas!!

Hoje o estudo fala de Sara.

Risos. Foi assim que Sara, cujo nome era Sarai, reagiu quando Deus lhe disse que ela se tornaria mãe com a idade de noventa anos. Abraão, seu marido, tinha noventa e nove. O riso de Sara parecia consequência tanto da alegria quanto do espanto. Não há nada errado com o riso, mas Sara negou que tinha rido (Gênesis 18:12-15). Encarar, tratar o assunto de forma direta funciona muito melhor com Deus.
       Sara tinha muito a aprender em relação a tratar o assunto de forma direta. Ela e seu marido, Abraão, tinham recebido uma promessa de Deus de que gerariam um filho.
O lado complicado é que teriam de esperar muitos anos para que essa promessa fosse cumprida.
Já passados da idade de gerar um filho, haviam esperado bastante pela promessa de Deus - e nada de um bebê!
Temendo o passar do tempo, fizeram um plano próprio. Era comum oferecer uma serva quando a esposa não concebia.
Assim , Sara propôs esse plano, oferecendo sua serva Hagar ao marido. Pela lei, a criança pertencia a Sara. Mas "o tiro saiu pela culatra". Hagar tornou-se orgulhosa de sua gravidez, Sara rejeitou Ismael, o filho e, consequentemente, ele e Hagar foram banidos da família (Gênesis 16:4-16; 9:14; 25:12-18).
       Finalmente, o filho prometido chegou para Abraão e Sara. Deram-lhe o nome de Isaque, que quer dizer "Riso" (Gênesis 21:1-8). Sara e Isaque tornaram-se muito unidos, o que pode ser comprovado pela grande tristeza de Isaque pela morte de Sara (Gênesis 24:67).
       Isaque foi o  pai de Jacó e Esaú e avô de doze homens que deram origem às doze tribos de Israel. Dessas doze tribos descendeu toda a nação israelita, o povo escolhido por Deus (Gênesis 25:1-11; 49:29-33; Isaías 51:1, 2). No Novo Testamento, todos os cristãos, pela fé, tornaram-se povo de Deus (Romanos 4: 15-17).
       Mas esse final feliz não apagou o dano causado pela impaciência de Sara e Abraão. Os árabes, descendentes de Ismael, filho de Hagar, ainda hoje lutam contra os israelitas, descendentes do filho de Sara.

      Também em outras ocasiões, Abraão e Sara não confiaram em Deus. Aos sessenta e cinco anos de idade, Sara saiu de casa rumo a Canaã, com seu marido, de setenta e cinco anos de idade (Gênesis 12:4-5). A recolocação deles incluiu certo tempo no Egito.
      Enquanto estava lá, Abraão pediu que Sara dissesse que era sua irmã para que os egípcios não o matassem para ficarem com ela.
Quando o rei a tomou como esposa, a família dele contraiu doenças horríveis. Devido a sua mentira Abraão teve um grande problema. 
Mas ainda assim não aprendeu a lição, pois mais tarde fez a mesma coisa com o rei Abimeleque em Gerar (Gênesis 20:1-18).
       Apesar de todos esses erros, o livro de Romanos descreve Abraão e Sara usando termos elogiosos como: Abraão nunca enfraqueceu na fé nem duvidou da promessa de Deus por incredulidade (Romanos 4:19-20).
      Eles aprenderam a confiar em Deus. Sara e Isaque demonstraram que Deus cumpre as suas promessas no devido tempo (Romanos 4:18-25; 9:6-9)
Em vez de fazer as gerações futuras sofrerem as consequências de sua impaciência, você também pode aprender a esperar em Deus e a obedecer-lhe.

Para saber mais a respeito de Sara, leia Gênesis 11:29 - 23:20; 24:34-38; 24:26 - 25:11; 49:28-33; Isaías 51:1, 2; Romanos 4:18-25; 9:6-9.

Estudo retirado da Nova Bíblia de Estudo da Mulher - Edição Almeida Clássica.


Em tudo seja louvado o nome do SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". (Gênesis 2:23)